segunda-feira, 7 de outubro de 2013

PADRÃO DE RESPOSTAS OFICIAL DO XI EXAME DE ORDEM E MUDANÇAS NA APLICAÇÃO DA PROVA




Olá leitores. Primeiramente peço desculpas pelo meu sumiço aqui do blog, mas uma série de concursos cumulada com a advocacia impediram que eu me fizesse presente durante o hiato entre uma prova e outra.

E, como de praxe, desejo parabéns a todos os candidatos, mesmo aos que não foram bem, já que somente é hora de se preocupar com a divulgação do resultado. Até lá nada está perdido.

Passadas as desculpas, seguem as novidades durante a prova da OAB aplicada nesse domingo 06/10, que se encontra na sua 11ª edição aplicada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Confesso que desde a 10ª edição e o anúncio da inclusão progressiva das disciplinas propedêuticas (a começar por filosofia do direito), eu já esperava que a prova passasse por reformulações. Primeiro, porque com tantas edições já era possível que os professores dos cursinhos bem como os observadores (como este blog) já podiam traçar um perfil de cada prova, facilitando e muito a aprovação dos candidatos, inclusive daqueles não tão preparados. Segundo, porque crescente eram os problemas encontrados com a elaboração das questões, impressão de cadernos, correções, divulgação dos espelhos, o que colocavam em risco a continuidade da FGV na aplicação do certame.

Enfim, com o XI Exame um novo perfil de prova começa a ser apresentado. Desde o princípio, quando a FGV anunciou que publicaria o padrão de respostas na mesma data de realização do exame, eu comecei a ver uma consideração maior com os examinados. Não é fácil, mesmo com todos os cursinhos publicando suas impressões e gabaritos extraoficiais, esperar por aproximadamente 20 dias para saber se a resposta apontada pela banca (que volta e meia é muito “sem noção”) coincide com a que foi elaborada por cada candidato.

No geral a prova de Empresarial foi uma prova muito justa. Nada de subterfúgios ou enunciados duvidosos, e que deixavam muito claro o que queriam, e qualquer candidato que tivesse um conhecimento mediano dos pilares e conceitos da disciplina se daria muito bem.

Alguns professores criticaram a peça ser um Recurso Especial. Eu particularmente não me surpreendo nem acho isso o fim do mundo. Se um advogado recém-formado pode atuar perante qualquer juízo ou tribunal em qualquer instância no País, é óbvio que, dentro da área escolhida pelo candidato, qualquer peça da disciplina pode cair. E a FGV, mudando as nuances do exame, vai passar a surpreender. 

Mas como nem tudo que reluz é ouro, nos comentários publicados pela FGV faltavam a cereja do bolo: o quadro de distribuição de pontos. É por meio dele que cada candidato tem noção de quanto será a sua provável nota, visto que este instrumento aponta os valores a serem atribuídos a cada artigo de lei ou fundamento colocado pelos examinados.

Eu particularmente acho isso muito perigoso por que deixa a correção mais subjetiva ainda (o Maurício Gieseler também falou sobre isso no blog exame de ordem). Se antes já era comum que a banca ignorasse pontos que constavam nas provas dos candidatos, agora a coisa fica com um aspecto arbitrário, não dando segurança na correção. Acredito que a FGV deve publicá-los posteriormente, mas não tenho fontes sobre essa informação.

Segue o link do post dele:

http://blog.portalexamedeordem.com.br/blog/2013/10/fgv-modifica-a-estrutura-dos-padroes-de-resposta-ao-nao-publicar-o-quadro-de-distribuicao-de-pontos/

Entretanto, nem tudo está perdido. A partir da publicação do padrão de respostas ontem, graças ao valor atribuído a cada item das questões, é possível elaborar um parâmetro EXTRAOFICIAL do valor de cada item, como sempre foi feito por nós. Nesse caso, como a banca divulgou os itens que devem constar no cartão-resposta, fica mais fácil se aproximar da pontuação a ser atribuída pela banca.

Já com relação à peça prático-profissional ficaremos apenas nas previsões como fazíamos antes, levando em consideração os padrões adotados pela banca nos exames anteriores.

No próximo post eu publicarei o padrão EXTRAOFICIAL das questões, enquanto que amanhã eu publicarei o padrão EXTRAOFICIAL da peça prático-profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário